A indústria farmacêutica está em constante evolução, contudo, a qualidade é, desde sempre, um elemento-chave.
Segundo os dados do mais recente estudo de mercado realizado pelo Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue os produtos mais inovadores, 92% dos consumidores afirmam confiar nos produtos farmacêuticos que estão, atualmente, disponíveis no mercado. A “Eficácia” foi o fator mais relevante na escolha destes produtos, seguindo-se a “Segurança”, o “Preço” e a “Recomendação”.
Os consumidores procuram cada vez mais produtos inovadores, uns porque preferem produtos mais sustentáveis, outros mais tecnológicos, mas que todos tenham a principal função de facilitar o seu dia-a-dia. Na saúde, a inovação tem vindo a ser o principal protagonista que permite oferecer aos consumidores confiança, conforto e acima de tudo bem-estar, nos mais diversos ângulos.
As marcas continuam a investir em inovação para criar produtos e serviços que vão de encontro às necessidades e expectativas dos consumidores portugueses.
Porquê o Produto do Ano?
O Produto do Ano em Portugal destaca-se no mercado por ser um prémio de reconhecimento da inovação e qualidade dos produtos, escolhidos pelos consumidores através de votação. Este selo de qualidade proporciona aos produtos vencedores uma vantagem competitiva, ajudando a aumentar a confiança dos consumidores e a impulsionar as vendas. Além disso, o Produto do Ano em Portugal tem contribuído para promover a inovação e a excelência na indústria, incentivando as empresas a melhorar constantemente os seus produtos e a adaptar-se às necessidades dos consumidores.
Contudo, o mais relevante é que a inovação seja reconhecida pelos consumidores. Ao longo do ano, mais de 12.000 consumidores testaram e avaliaram produtos e serviços que auferem um conhecimento ímpar sobre os mesmos. Porque são avaliações neutras e independentes, de consumidores que efetivamente testaram os produtos.
Mas como tudo funciona? Como são selecionados os Produto do Ano?
Os consumidores selecionados e representativos da população portuguesa avaliam os produtos e serviços em diversas categorias. Desde a inovação percebida, à atratividade, a intenção de compra até ao teste em si. O objetivo é ter o máximo de dados recolhidos. O produto com a nota ponderada mais elevada (na sua categoria) é eleito como o Produto do Ano. Na prática funciona como uma espécie de selo que certifica a opinião dos consumidores. Um “selo” que as marcas vencedoras podem (e devem) usar não só na comunicação, mas também no próprio produto – diga-se nos rótulos, como forma de se diferenciarem da concorrência.
Uma das categorias analisadas e que mais impacto e importância traz na vida das pessoas é a Saúde e Bem-Estar. E onde produtos aparentemente tão simples como um repelente com propriedades únicas e com 8 fragrâncias disponíveis, pode fazer toda a diferença!
Este ano, por exemplo, foram selecionados treze produtos na vertente da Saúde e Bem-Estar: Protetor Solar, Repelentes, Séruns, Antienvelhecimento, Ativadores Capilares, Cuidados Capilares, Séruns e Cremes de Olhos, Shampoo Caracóis, Dentífricos, Suplemento de Descanso, Água Termal, Suplemento à base de Fibra e Suplemento Magnésio.
Na decisão de escolha do protetor solar mais inovador, o FusionWater Magic da ISDIN foi eleito porque, não só protege eficazmente contra os raios UV, como é composto por ácido hialurónico, vitamina E e um extrato de alga mediterrânea, que confere uma potente ação antioxidante (Porphyridium Cruentum). Já a Bodyguard é o primeiro e único Repelente de Mosquitos perfumado, contando agora com 8 fragrâncias, dentro das quais uma versão especial para Bebés a partir dos 3 meses e um para Peles Sensíveis e Atópicas.
Na categoria de Séruns, o Sérum Booster H.A. da Uriage distingue-se com a concentração de 1,5% de ácido hialurónico que protege a pele e atenua sinais de desidratação: rídulas, tez baça e sensação de desconforto.
Para as peles mais maduras, a nova linha BEEVINE ELIXIR da Apivita é um verdadeiro restauro de colagénio que consegue melhorar a aparência da pele.
A Bioscalin Ativador Capilar é um cuidado único de ação antiqueda que permite, simultaneamente, fortalecer o cabelo. Possui apenas uma aplicação semanal e apresenta resultados após 30 dias.
No que diz respeito aos Cuidados Capilares, a Wells apresenta a Gama Nutri Essence, que alia a ciência e eficácia à natureza, sob o mote “Ativos naturais para resultados reais”. Ainda como marca exclusiva da Wells, a Gama Sérum Shot e Eye Shot da Skinerie é composta por cinco séruns e três cremes de olhos, desenvolvida para responder às principais preocupações da pele do rosto e contorno de olhos, como rugas, manchas, olheiras e papos.
O shampoo e condicionador OGX Coconut Curls foram escolhidos pelos consumidores devido à com sua textura cremosa e hidratante e sem sulfatos, que combina a ciência com ingredientes naturais.
O dentífrico Parodontax Gengivas + Hálito & Sensibilidade[1], é considerado o mais inovador, proporcionando um triplo benefício: remove a placa bacteriana entre os dentes, forma uma camada que protege a sensibilidade dentária e neutraliza o mau hálito.
ZzzQuil Natura Manga Banana que venceu na categoria de Suplemento de Descanso, é um suplemento alimentar com melatonina (um miligrama), vitamina B6 e extratos de plantas para ajudar a adormecer rapidamente[2], de forma natural.
A Água Monchique também entra neste setor, e vence a categoria “Água Termal” com o novo Spray Água Termal Alcalina, o primeiro em Portugal, pode ser utilizado em qualquer posição (360 graus) e com a tecnologia bag on valve que permite uma pulverização contínua.
Para concluir, Psyllogel Fibra é um suplemento alimentar composto por fibra de Psyllium 99% pura da Boiron, sendo eleito Produto do Ano, na categoria “Suplemento Alimentar à base de Fibra”.
E como Suplemento de Magnésio, o Magnesio Supremo, vence esta categoria por benefícios diferenciados, como a absorção mais rápida e eficaz, sem adição de açúcar, de origem natural e glúten free.
Por tudo isto, o “Produto do Ano” desempenha um papel significativo na dinamização da economia ao promover a inovação, estimular a concorrência saudável e impulsionar o sucesso das empresas através do reconhecimento, credibilidade, marketing e feedback do consumidor. Este prémio pode ser um catalisador importante para o crescimento e desenvolvimento das empresas, ajudando-as a destacar-se no mercado e a alcançar o sucesso.
Tem um Produto Inovador? De que está à espera para ser o Produto do Ano 2025?
Inscreva-o em www.produtodoano-pt.com
[1] As marcas registadas são detidas pela Haleon ou à mesma licenciadas. ©2024 Haleon ou seu licenciador. PM-PT-PAD-24-00002. 01/24
[2] ZzzQuil® Natura Manga e Banana, gomas com 1 mg de melatonina, é um suplemento alimentar. A melatonina contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer. O efeito benéfico é obtido consumindo 1 mg de melatonina ao deitar. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável.