A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) divulgou os resultados da 1ª vaga do Barómetro de Marketing em Portugal APPM, um estudo que oferece uma análise abrangente sobre as tendências, desafios e expectativas no setor de marketing nacional.
A primeira fase do barómetro, que decorreu entre os dias 01 e 15 de abril, contou com a participação dos associados da APPM, profissionais da área de marketing de diversas áreas e regiões do país.
Em comunicado, a APPM salienta que, os resultados revelam dados importantes sobre a evolução do marketing em Portugal, destacando-se a crescente importância da Inteligência Artificial, a adaptação às novas tecnologias e a transformação digital.
Eis os resultados:
– Principais tendências
A inteligência artificial lidera como a principal tendência de marketing em Portugal, seguida pelo marketing digital e pela experiência do cliente.
– Desafios enfrentados
A adaptação às novas tecnologias e as mudanças nas preferências do consumidor são apontadas como os principais desafios pelos profissionais de marketing.
– Objetivos de marketing
Aumento da visibilidade da marca e aquisição de novos clientes são as metas mais comuns entre as empresas participantes.
– Adoção de estratégias de marketing digital
As redes sociais são o canal mais utilizado, logo seguido pelo email marketing e o SEO.
– Canais mais eficazes
De acordo com os participantes do barómetro, foram as redes sociais, email marketing, parcerias estratégicas e eventos e patrocínios. O canal media local e website foi o resultado de respostas diretas dos participantes que assinalaram a opção ‘outra’ no questionário.
– Key performance Indicators
Ou métricas de desempenho das campanhas de marketing. As mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as vendas, número de leads gerados e a taxa de conversão.
– Preparação das empresas para o futuro
Os maiores focos para o próximo ano parecem ser a gestão e alcance de marca, assim como melhorar a execução das operações de marketing, como, por exemplo, melhoria dos sítios web, comércio eletrónico, sistemas de CRM e análise de dados. A importância da performance no marketing também foi apontado como algo a melhorar para o próximo ano.