Internistas querem melhorar integração dos cuidados paliativos no trajeto da doença 659

O Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa (NEMPAL) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar as suas terceiras jornadas, no próximo dia 8 de fevereiro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. Esta iniciativa conta com vários médicos, que irão debater sobre as mais variadas áreas de atuação dos cuidados paliativos.

De acordo com Elga Freire, coordenadora do NEMPAL, “os cuidados paliativos são imprescindíveis no que toca à melhoria da qualidade de vida dos doentes que enfrentam uma doença crónica. Ao realizarmos estas terceiras jornadas do NEMPAL, temos como principal intuito debater a integração precoce dos cuidados paliativos ao longo de todo o trajeto da doença crónica oncológica e não oncológica, da pediatria à geriatria.”

“No decorrer desta iniciativa, vamos fazer uma análise das diferentes áreas onde a medicina paliativa tem vindo a atuar e de que forma é que podemos melhorar a articulação dos diferentes intervenientes, do ambulatório ao hospital de agudos.” Conclui a coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa.
As inscrições poderão ser efetuadas em: https://www.spmi.pt/iii-jornadas-do-nempal/

 

Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Sobre o NEMPAL
O Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa (NEMPal) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da Medicina Paliativa. Este grupo é constituído por Internistas associados da SPMI.