Investigação: Consumo de azeite melhora a saúde do coração 482

Investigação: Consumo de azeite melhora a saúde do coração

17 de dezembro de 2014

Um trabalho de investigação de cientistas portugueses, escoceses e alemães concluiu que o consumo de 20 mililitros de azeite por dia, durante seis semanas, provoca um decréscimo de biomarcadores característicos da doença coronária, avançou a agência “Lusa”.

O projeto pan-europeu “Azeite+Global”, liderado por investigadores do Instituto de Biologia Experimental Tecnológica (iBET), em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, envolveu 69 pessoas que não eram consumidores habituais de azeite e avaliou o impacto da ingestão em indivíduos saudáveis de uma população escocesa.

«A integração de azeite na alimentação diária pode ter um impacto importante na redução do risco associado a doença cardiovascular», referiu Maria do Rosário Bronze, investigadora do iBET, citada num comunicado ontem divulgado, por esta instituição.

O “Azeite+Global” é um projeto QREN, coordenado pela Sovena Portugal – Consumer Goods e foi premiado pela Nutrition Society como um dos quatro melhores apresentados no âmbito do Summer Meeting realizado em julho, no Reino Unido, e em janeiro será publicado na revista científica “The American Journal of Clinical Nutrition”.