Investigadores da FMUP premiados internacionalmente por estudos inovadores na área da Gastrenterologia 253

Um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi distinguido no ACG 2024 – Annual Scientific Meeting & Postgraduate Course, uma iniciativa do American College of Gastroenterology (ACG) que decorreu entre 25 e 30 de outubro, em Filadélfia, nos EUA.

Os investigadores da FMUP, segundo noticiado no portal da Universidade do Porto (UP), foram premiados por estudos inovadores que desenvolveram na área da Gastrenterologia, em colaboração com instituições como a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a ULS São João e outros centros internacionais de referência nos EUA, Espanha e Brasil.

Um dos trabalhos deste grupo, na área da ecoendoscopia, foi distinguido como o ACG International Award e o Best Scientific Abstract. Intitulado ‘Artificial Intelligence Driven Endoscopic Ultrasound for Detection and Differentiation of Pleomorphic Pancreatic Lesions: A Transatlantic Study’, o trabalho foi apresentado por Miguel Mascarenhas, professor da FMUP.

É o “primeiro estudo a nível mundial sobre a deteção e diferenciação de lesões nodulares pancreáticas sólidas e císticas por meio desta técnica”, declarou Miguel Mascarenhas, citado pelo portal da UP

O segundo trabalho premiado focou-se na colangioscopia, apresentando o primeiro estudo multicêntrico para a deteção de estenoses biliares malignas, também por ecoendoscopia.

“A distinção evidencia a interligação entre a Gastrenterologia e as novas tecnologias, nomeadamente a inteligência artificial, que se encontram em desenvolvimento acelerado”, sublinhou Miguel Mascarenhas, que conduziu os trabalhos premiados, juntamente com Francisco Mendes, sob coordenação de Guilherme Macedo.