Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), um total de 6,5 milhões de portugueses, equivalente a 65% da população total, já possuem o certificado digital europeu.
“Até ao momento, já foram emitidos cerca de 6,5 milhões de certificados digitais da União Europeia (UE)”, indicou fonte dos SPMS, à agência Lusa.
Estes certificados permitem atestar que o seu portador foi vacinado contra a covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou já recuperou da infeção pelo vírus SARS-CoV-2.
Lembrar que estes certificados começaram a ser emitidos em Portugal a 16 de junho e entraram em vigor em toda a União Europeia em 1 de julho, com o objetivo de facilitar a livre circulação dos cidadãos nos Estados-membros de forma segura durante a pandemia.
Em Portugal, o documento é exigido para viagens de avião e barco, aceder a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, entrar no interior de restaurantes aos fins de semana e feriados, frequentar os ginásios, casinos e outros eventos culturais ou desportivos.