Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Projetos de Inovação UC by Unidade de Saúde Local de Coimbra 12

TeleRehab-CP, Bio-Mind e HESGIS são os projetos vencedores da primeira edição do ‘Concurso de Projetos de Inovação UC by Unidade de Saúde Local de Coimbra’, uma iniciativa, dinamizada pela Universidade de Coimbra (UC), através da UC Business – Divisão de Transferência de Tecnologia, em parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, que atribui um financiamento de 20 mil euros a cada um dos projetos premiados.

Nesta primeira edição foram recebidas, segundo a pró-reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, citada, hoje, pelo portal da UC, oito candidaturas “de excelente qualidade”.

Já o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destaca a valorização que o concurso dá às áreas de Ciência de Dados, Engenharia e Gestão Industrial e Robótica. “Tipicamente não são áreas da saúde, mas ajudam, apoiam, suportam ou melhoram a prestação de serviços de saúde, e essa era uma disrupção que tínhamos de fazer.”

 

Os projetos vencedores

TeleRehab-CP (Sistema de Telemonitorização Baseado em Visão Computacional para Reabilitação Cardio-Pulmonar)

“É uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) e visão computacional para apoiar pacientes em programas de reabilitação cardíaca e pulmonar, realizados remotamente no conforto de suas casas. Este sistema aborda desafios relacionados à acessibilidade e continuidade dos cuidados pós-hospitalares, especialmente em áreas com recursos limitados”, lê-se no portal da UC.

Bio-Mind

Esta ferramenta preditiva baseada em biomarcadores pretende, ainda de acordo com o portal da UC, “agilizar o processo de diagnóstico nas consultas de neurologia, atuando como uma ferramenta de rastreio de primeira linha que encaminha os doentes para a clínica especializada em demência apenas quando necessário. Ao integrar biomarcadores de sangue periférico, avaliações neuropsicológicas curtas e dados demográficos, a ferramenta fornece um método minimamente invasivo e eficiente para avaliar o risco de doença de Alzheimer (DA) em fase precoce em doentes com queixas cognitivas”.

HESGIS

O projeto propõe a implementação “pioneira de uma solução de gestão ESG em ambiente hospitalar, adaptando os European Sustainability Reporting Standards (ESRS) para o contexto específico da saúde. A plataforma integra ciência de dados, inteligência artificial e engenharia de software para transformar a complexidade do ESG (Environmental, Social, and Governance) em um processo acessível, eficiente e orientado. A EXO, spin-off da Universidade de Coimbra, estabelece um modelo inovador de transferência de tecnologia para benefício direto da comunidade local”, refere a UC.