Estão abertas as inscrições para a 2.º edição da Residência Farmacêutica (RF). Tem 10 dias úteis para submeter a candidatura junto da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Serviço Nacional e Saúde (SNS).
Com início em 2024, o prazo de submissão de candidaturas começa esta sexta-feira, 18 de agosto, e termina no dia 31 de agosto, dez dias úteis depois. Os interessados devem candidatar-se na plataforma da RF, dinamizada pela ACSS e pelo SNS, a partir desta sexta-feira, tendo o aviso relativo à abertura do procedimento concursal à RF sido publicado esta quinta-feira (17) em Diário da República.
A edição do próximo ano conta com algumas novidades no que ao número de vagas diz respeito, assim como à sua distribuição pelas três áreas de especialidade. Foram disponibilizadas um total de 139 vagas para esta edição, menos quatro que em 2023. A área da Genética Humana não regista alterações, registando oito vagas.
A especialidade em Farmácia Hospitalar vai crescer em 2024, ao disponibilizar 98 vagas, mais seis. Já a área das Análises Clínicas perde 10 vagas, ficando-se pelas 33. Em maio passado, o Netfarma revelou que um “número substancial” de residentes farmacêuticos na área de Análises Clínicas desistiu do internato após se ter deparado com “obstruções à formação” levantadas por alguns diretores de serviço de patologia clínica.
A candidatura deverá ser formalizada mediante acompanhamento do certificado de habilitações académicas, um documento que comprove a inscrição como membro efetivo na Ordem dos Farmacêuticos (OF) e certificado do registo criminal, que pode ser substituído por uma declaração sob compromisso de honra. Quem possuir um grau académico obtido num país estrangeiro deve juntar o reconhecimento do certificado de habilitações.
Efetuada a candidatura, segue-se uma apreciação que ditará a publicação de uma lista provisória de admitidos e excluídos, no site da ACSS. Depois de cinco dias úteis para possíveis reclamações, a lista será atualizada.
Os selecionados serão avaliados pela Prova de Ingresso para a RF, obrigatória e de âmbito nacional, pelo que acontece, simultaneamente, em Lisboa, Porto, Coimbra, Açores e Madeira, a 28 de setembro. É composta por 100 perguntas de escolha múltipla e dura 120 minutos.