A Jaba Recordati, subsidiária portuguesa da farmacêutica Recordati, foi a empresa vencedora da categoria Saúde e Farmacêutica, integrante da terceira edição do “Índice da Excelência”. Os resultados são do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting.
A iniciativa contou com a participação de cerca de 200 empresas e mais de 27 mil profissionais, englobando a totalidade de setores de atividade e foi realizado em colaboração com o INDEG-ISCTE e com as revistas “Human Resources Portugal” e a “Executive Digest”. O estudo anual tem como intuito premiar as empresas que mais investem na área dos Recursos Humanos e no desenvolvimento e satisfação dos seus colaboradores.
A participação na iniciativa fez uso da análise a inquéritos dirigidos aos profissionais na empresa – à Gestão e aos Colaboradores – por forma a aferir a sua opinião sobre as práticas existentes na organização, as suas expectativas e a forma como percecionam o seu ambiente profissional. A metodologia de avaliação desenvolvida inclui a análise de dimensões complementares da excelência do relacionamento com os colaboradores, dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de recursos humanos.
Segundo Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, «o destaque obtido pelas empresas vencedoras neste Índice da Excelência 2018 torna-se a evidência da importância que as mesmas atribuem ao desenvolvimento dos seus colaboradores e à implementação de processos eficazes de gestão organizacional. O resultado é a satisfação destes profissionais e o estabelecimento de uma relação bem-sucedida entre a organização e as suas Pessoas, com o impacto natural da mesma numa estratégia alargada de atuação».
«Enquanto ferramenta válida e urgente para eficazmente compreender a relação estabelecida entre organizações e colaboradores, este estudo serve também para potenciar a implementação de soluções adequadas. Este é o primeiro passo para desenvolver estratégias segmentadas e customizadas, que vão de facto ao encontro das reais necessidades dos profissionais, seja numa perspetiva de exercício da sua função atual seja tendo em conta as expetativas e ambições de crescimento de cada um», acrescenta Pedro Rocha e Silva.