A Johnson & Johnson (J&J) anunciou, esta quarta-feira, que uma dose de reforço da vacina Janssen (de toma única) é eficaz a aumentar a imunidade contra o novo coronavírus.
Em comunicado, confirmou que uma segunda toma da vacina Janssen provoca um aumento acentuado de anticorpos, nove vezes superior ao que acontece 28 dias após a toma de uma dose única.
Estes resultados foram devidamente verificados em pessoas com idades entre os 18 e os 55 anos e em pessoas com 65 anos ou mais que receberam uma dose de reforço mais reduzida.
“Uma dose única da nossa vacina para a covid-19 gera respostas imunitárias fortes e duráveis até oito meses. Com estes novos dados, verificamos que uma dose de reforço aumenta a resposta de anticorpos entre os participantes do estudo”, afirmou o diretor do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Janssen, Mathai Mammen, citado pela Agência Lusa.
O próximo passo, será o início de uma discussão com as autoridades de saúde pública sobre uma eventual estratégia para doses de reforço, que deverão ser administradas oito ou mais meses após a toma da dose única.
De momento, a Johnson & Johnson está em negociações com a Agência reguladora dos Medicamentos Norte-americana (FDA) e os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças.