Cardiologista há mais de 25 anos, João Brum Silveira tornou-se o novo Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life (SSL) em Portugal, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).
Licenciado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o cardiologista é responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santo António, pertencente ao Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
João Brun Silveira mostrou-se radiante com o novo cargo e explicou que pretende melhorar a prestação de cuidados médicos aos doentes com enfarte.
“Este ano, os nossos esforços vão concentrar-se na sensibilização do doente para a valorização dos sintomas do enfarte agudo do miocárdio”, explicou João Brun Silveira em comunicado enviado à redação.
O ataque cardíaco decorre da obstrução de uma das artérias do coração, o que resulta numa anomalia no músculo cardíaco. Esta obstrução é habitualmente causada pela formação de um coágulo devido à rotura de uma placa de colesterol. Entre os sintomas mais comuns, figuram as dores no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, vómitos, falta de ar e ansiedade.
Por norma, os sintomas têm aproximadamente a duração de 20 minutos, mas também podem ser intermitentes. De realçar que podem ocorrer, de forma repentina ou gradual, ao longo de vários minutos.