Johnson & Johnson compra BioPharma e expande linha de medicamentos para infeções virais 428

Johnson & Johnson compra Alios BioPharma e expande linha de medicamentos para infeções virais

01 de outubro de 2014

A Johnson & Johnson anunciou um acordo definitivo para adquirir a Alios BioPharma, no valor de 1,75 mil milhões de dólares em dinheiro, impulsionando a sua linha de medicamentos experimentais para infeções virais.

A farmacêutica realçou que o negócio inclui a terapia oral antiviral da Alios, AL-8176, atualmente numa fase intermédia de desenvolvimento, que se destina ao tratamento de crianças com o vírus sincicial respiratório (VSR).

William Hait, chefe global de I&D da Janssen Pharmaceutical, da Johnson & Johnson, observou que o negócio «vai permitir que exploremos várias opções de tratamento para inúmeras infeções virais, incluindo o VSR, a última das principais doenças pediátricas sem terapia preventiva disponível», citou o “FirstWord”.

Hait acrescentou que «o AL-8176 complementa o nosso portefólio de fármacos para o VSR, que se encontra numa fase inicial de desenvolvimento e que pretende prevenir e tratar esta doença».

Num comentário às notícias divulgadas, o analista da RCV Capital Markets, Michael Yee, revelou que um medicamento efetivo para o VSR poderia gerar 1.000 milhões de dólares em vendas anuais. Michael observou ainda que o inibidor da fusão do VSR de administração oral, GS-5806, da Gilead Sciences, atingiu resultados positivos no estudo de fase II, no início do ano.

Para além do VSR, a Alios está a desenvolver compostos para a gripe, o rinovírus e a hepatite C. No início do mês, a Alios também revelou planos para submeter o seu nucleotídeo análogo à base de uridina, AL-335, a ensaios de fase I, no quarto trimestre, como um potencial tratamento para a doença.

Yee sugeriu que o nucleotídeo análogo da Alios pode competir com o Sovaldi (sofosbuvir) da Gilead, que foi o primeiro inibidor de polimerase nucleotídeo para a hepatite C a chegar ao mercado, depois de ter sido aprovado pela Food and Drug Administration, em dezembro do ano passado.

A Johnson & Johnson comercializa, atualmente, o inibidor da protease NS3 / 4A, Olysio (simeprevir), que foi aprovado pelos reguladores dos EUA em novembro de 2013 para a infeção crónica da hepatite C, combinado com interferão peguilado e ribavirina, no entanto a empresa não era proprietária de nenhum medicamento nucleotídeo.