José Martins Nunes preside ao comité de angariação de recursos do programa abem 551

José Martins Nunes preside ao comité de angariação de recursos do programa abem

 


03 de agosto de 2017

O antigo secretário de Estado da Saúde José Martins Nunes vai presidir ao comité de angariação de recursos do programa abem, da Associação Dignitude, que procura combater a exclusão no acesso ao medicamento.

«A adesão do professor Martins Nunes a este projeto enche-nos de orgulho e de esperança na realização do sonho de garantir a todos os portugueses o acesso integral aos medicamentos de que precisam, sendo nosso objetivo abranger 5 mil beneficiários até ao final do ano e 25 mil até ao final de 2018», disse à agência “Lusa” Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude.

Neste momento, o programa está a apoiar cerca de 2.500 pessoas carenciadas, referenciadas por 21 entidades, tendo garantido a aquisição de mais de 29 mil medicamentos. Os beneficiários do programa abem têm acesso a medicamentos sem qualquer discriminação em relação à generalidade dos cidadãos, na mesma rede de farmácias, com a mesma qualidade, segurança e confidencialidade, garante a associação.

Todas as doações são integralmente aplicadas na aquisição de medicamentos para os cidadãos necessitados que são beneficiários e os custos logísticos e administrativos são suportados na totalidade pela Associação Nacional das Farmácias e pela APIFARMA, fundadores da Associação Dignitude, juntamente com a Cáritas Portuguesa e a Plataforma Saúde em Diálogo.

Em declarações à agência “Lusa”, José Martins Nunes disse que «é um privilégio poder contribuir para o desenvolvimento de um projeto nacional assente na solidariedade para com os mais necessitados e na responsabilidade social da sociedade civil».

«Trata-se também de uma enorme responsabilidade por poder ajudar na implementação de um programa que tem como fundadores, entre outros, o antigo presidente da República Ramalho Eanes e os ex-ministros António Arnaut e Maria de Belém Roseira», sublinhou.

José Martins Nunes, médico, foi secretário de Estado da Saúde do XII Governo Constitucional e representante da Presidência do Conselho de Ministros na Comissão para Instalação do Observatório Europeu da Droga em 1994 e 1995. Foi, entre 2011 e 2017, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), cargo que acumulou com a direção clínica. Foi diretor do Serviço de Anestesiologia e coordenador do bloco operatório central dos Hospitais da Universidade de Coimbra até ser nomeado para presidente do CHUC.

É membro externo do Conselho Geral da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, curador da Fundação “A Comunidade Contra a Sida” e chefe de serviço de Anestesiologia do CHUC.