Jovens farmacêuticos desenvolvem competências de Farmácia Clínica através da SPFCS 459

O Curso de Iniciação à Farmácia Clínica, promovido pela Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), e coordenado cientificamente por Ana Mirco, Jorge Aperta e José Feio, vai concluir-se nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Luso. Neste momento, decorre a componente de formação à distância, composta por dois módulos e 11 aulas. Na componente presencial, os cerca de 40 alunos terão de cumprir mais uma dezena de aulas. Preparar e treinar a ação do farmacêutico clínico em diferentes áreas de intervenção com uma metodologia participativa e de partilha é o objetivo desta formação.

O primeiro módulo pretende responder a questões como “O que é a farmácia clínica e o que são cuidados farmacêuticos?”, “Porquê farmácia clínica?” e “Fundamentos Científicos para a sua prática e implementação”, enquanto o segundo aborda os princípios básicos sobre patologia, a interpretação de dados analíticos e a monitorização de fármacos, enquanto instrumentos para o exercício da farmácia clínica. “Já a componente presencial recorre ao “Pôr as mãos na massa” como metodologia para aprender, partilhar e criar redes humanas. Com trabalhos de grupo e debate de vários casos clínicos pretende-se proporcionar momentos de aprendizagem e preparação para que seja produzido o melhor pão”, explica a SPFCS em comunicado.

Esta formação, apenas para farmacêuticos residentes ou com atividade profissional até seis anos, integra o programa anual da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), na qual é valorizado o trabalho em equipa para desenvolvimento das componentes práticas aprendidas nos módulos teóricos.

Os formandos necessitam de obter uma avaliação superior a 55% em cada módulo online ou presencial e uma avaliação global superior a 65% para obterem a respetiva certificação. O curso será alvo de pedido de creditação à Ordem dos Farmacêuticos.

A formação inclui uma atividade de team building destinada a reforçar o espírito de equipa e liderança, para além do reforço das competências de comunicação interpessoal e networking.

A iniciativa culmina com a grande mesa-redonda “E Depois Do Adeus – do doente ao residente farmacêutico”, na segunda-feira, dia 25 de setembro, para discussão dos principais temas associados ao doente numa perspetiva multidisciplinar.

O programa completo está disponível em https://spfcs.pt/curso-de-iniciacao-a-farmacia-clinica/.