A Kite, uma empresa Gilead (NASDAQ: GILD), e a Arcellx, Inc. (NASDAQ: ACLX), anunciaram o estabelecimento do acordo da colaboração estratégica global previamente anunciado pelas duas empresas para co-desenvolver e co-comercializar o produto candidato principal em fase clínica avançada da Arcellx, o CART-ddBCMA (D-Domain B cell maturation antigen), para o tratamento de doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O mieloma múltiplo é uma doença incurável para a maioria dos doentes e permanece a necessidade de terapias eficazes, com perfil de segurança favorável e amplamente acessíveis.
“A colaboração com a Arcellx permitirá à Kite expandir-se para uma nova área de elevada necessidade médica não satisfeita e desenvolver uma terapia celular potencialmente best-in-class para ajudar muitos doentes,” disse Christi Shaw, chief executive officer da Kite. “A terapia celular provou que pode mudar a forma como o cancro é tratado, criando uma terapia potencialmente curativa para cada doente individual, concebida a partir das suas próprias células T”, refere.
Para fornecer terapia celular globalmente, e em escala, “é necessária uma organização altamente coordenada e verticalmente integrada, desde a I&D, fabrico e comercialização, dedicada às necessidades únicas deste campo muito complexo. A equipa da Kite está entusiasmada por participar neste programa promissor no campo do mieloma múltiplo, juntamente com a talentosa equipa da Arcell”, lê-se ainda em comunicado.
“Esta colaboração representa um importante avanço para o mieloma e para a Arcellx,” disse Rami Elghandour, chairman e chief executive officer da Arcellx. “A combinação da nossa terapia potencialmente best-in-class CART-ddBCMA para o mieloma múltiplo com a liderança global da Kite na terapia celular fornece a fundação para comercializarmos a nossa terapia à escala. Mais importante ainda, esta colaboração está centrada na aceleração do acesso dos doentes às terapêuticas que necessitam”, continua.
Atualmente a ser investigado num ensaio de Fase 2, a CART-ddBCMA é a terapia de células T da Arcellx que utiliza o novo ligante sintético da empresa, o D-Domain. A Kite e a Arcellx irão desenvolver e comercializar conjuntamente o candidato CART-ddBCMA nos EUA, e a Kite comercializará o produto fora dos EUA, após as respetivas aprovações pelas Autoridades Reguladoras.