Laboratório confirma patrocínio de 1,3 ME para campanhas sobre disfunção sexual 24 de Outubro de 2016 O laboratório A. Menarini, que comercializa um medicamento contra a disfunção sexual, confirmou ontem o patrocínio de 1,3 milhões de euros para campanhas de sensibilização para estas doenças, mas negou que o tenha entregado à Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA). O caso foi divulgado no Jornal da Noite (“SIC”) de sexta-feira e, segundo este canal, está relacionado com uma campanha da SPA sobre as disfunções sexuais que coincidiu com o lançamento de um novo medicamento para tratar a disfunção erétil, cuja substância ativa é o Avanafil. A SPA terá recebido, segundo a SIC, mais de 1,2 milhões de euros para financiar a campanha. À “Lusa”, o INFARMED afirmou que o montante do patrocínio chamou a atenção dos elementos deste instituto que realizam inspeções regulares à plataforma, na qual pode ser consultado este tipo de informações. O INFARMED abriu um processo de averiguações para apurar se o patrocínio do laboratório A. Menarini foi feito em troca de uma maior prescrição do medicamento. Em comunicado, o laboratório confirmou os valores investidos em campanhas: cerca de 90 mil euros em 2013, de 813 mil euros em 2014, de 373 mil euros em 2015 e de 71 mil euros em 2016. De acordo com o A. Menarini Portugal, o dinheiro foi pago «diretamente à agência de meios e comunicação contratada para o efeito». «A A. Menarini Portugal não entregou ou pagou qualquer valor à Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução», lê-se no comunicado. O INFARMED enviou entretanto estes dados ao Ministério Público, mas o laboratório diz não ter «qualquer conhecimento da existência de um processo junto do Ministério Público relativo a este tema». |