Lançada iniciativa europeia que apoia um futuro sem hepatite C 432

Lançada iniciativa europeia que apoia um futuro sem hepatite C

13 de Abril de 2016

Hoje é lançada na Europa uma nova iniciativa, Committed to Cure, para assinalar o facto de, pela primeira vez, ser possível imaginar um futuro onde a hepatite C fará parte do passado.

Committed to Cure tem como objetivo destacar a importância da cura da hepatite C e homenagear as pessoas e famílias que vivem com a hepatite C, os profissionais de saúde que cuidam destas e a ciência que fez com que a cura fosse uma realidade.

Liderado por uma coligação de especialistas europeus, Committed to Cure pretende aumentar o conhecimento sobre a cura da hepatite C, através da partilha de histórias reais de pessoas que vivem com a doença e do convite a todos para se envolverem fazendo um “compromisso” com a cura, lê-se num comunicado enviado às redações.

Com o lançamento no Congresso Internacional do Fígado 2016, em Barcelona, a maior reunião de profissionais da área da doença hepática da Europa, a iniciativa irá reunir o apoio de mais de 19 milhões de pessoas na Europa com hepatite C, muitas das quais não estão diagnosticadas. A importância de uma cura disponível ainda não é totalmente conhecida e muitas pessoas continuam sem saber que os novos medicamentos podem curar mais de 90% de pessoas com hepatite C.

«A hepatite C é uma doença caracterizada pelo estigma. Ao construirmos uma comunidade para aumentar a sensibilização para a doença e promover o apoio às pessoas que vivem com a doença, destacamos a importância e necessidade da cura» disse Ana Cláudia Miranda, do Hospital Egas Moniz em Lisboa.

Ao visitar www.committedtocure.org, todos podem partilhar o seu apoio no Mural da Cura da iniciativa ao partilhar um “C” pela Cura.