A GS1 Portugal promoveu, no passado dia 22 de junho, a 30ª Reunião do Healthcare User Group (HUG).
Representantes da indústria farmacêutica, de grupos de farmácias, de unidades hospitalares, de associações setoriais e profissionais de saúde juntaram-se para debater a “Legislação, Comunicação e a aplicação dos Standards GS1”.
A sessão contou com Manel Martinez, da GS1 Espanha, que apresentou o caso de sucesso do país vizinho no que à implementação dos Standards GS1 diz respeito.
Manel Martinez deu o exemplo do Institut Català de La Salut (ICS), que adotou um sistema de aquisição de bens e serviços de forma central.
“A partir de 2018, o catálogo de produtos e serviços a contratar passou a ser centralizado, acessível a todos os hospitais, permitindo a utilização de um único operador logístico. Este novo sistema permitiu reduzir custos logísticos e de gestão de stocks, garantindo um maior controlo quanto a disponibilidade e eminência de rutura, agilizando a articulação com os fornecedores”, explicou.
O responsável da GS1 Espanha, indicou que só foi possível garantir a segurança da informação, melhorar a eficiência do processo e evitar duplicação de dados, utilizando standards GS1 como a Global Data Synchronisation Network (GDSN).
Na reunião foram apresentados também os resultados iniciais do projeto de Fiabilidade de Leitura em Armazém (FLA) da Well’s. O plano implementado tem como objetivo aumentar a eficiência da conferência das entregas na plataforma de receção, uniformizar as codificações aplicadas e lançar bases para a digitalização da cadeia de abastecimento.
Foi possível aferir que, entre os mais de 200 fornecedores avaliados, 68% já utilizam a simbologia GS1. Contudo, são vários os fornecedores que utilizam mais do que um tipo de simbologia nas suas entregas, sendo evidente a falta de coerência nas próprias entregas, comprometendo a eficiência.
Após 22 semanas de projeto, a GS1 Portugal deu início a uma nova etapa de implementação do projeto, com o apoio aos fornecedores e formação da equipa comercial da Well’s para garantir a implementação das soluções propostas.
Durante a reunião do HUG, a GS1 Portugal apresentou também outros projetos em desenvolvimento pela organização, como o caso da eNewsletter bimestral (Comunicar Saúde) e o novo Espaço Saúde, em construção no Centro de Inovação e Competitividade da organização.
Nesta reunião foi também atualizada informação e feito o ponto de situação no que diz respeito ao Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos e à atualização da Política de UDI – Unique Device Identifiers da GS1, ao abrigo da United States FDA (Food & Drug Administration UDI Policy).
Antes da sessão terminar, houve ainda a apresentação do programa provisório da edição deste ano do Seminário de Saúde da GS1 Portugal, que terá lugar no próximo dia 15 de julho. O evento será focado nas transformações que a crise pandémica trouxe ao setor da saúde, no que diz respeito à distribuição nacional e global da vacina covid-19 e ao combate à contrafação de vacinas, medicamentos e dispositivos médicos.