A LEO Pharma, empresa farmacêutica líder em Dermatologia médica, apresentou recentemente os resultados positivos do ensaio clínico DELTA 1, no âmbito do Congresso Anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD).* O ensaio DELTA 1 é um ensaio clínico pivotal de fase III com delgocitinib creme, um inibidor pan-JAK tópico, em investigação para o tratamento do eczema crónico das mãos moderado a grave, em adultos. * A segurança e eficácia de delgocitinib creme está em fase de investigação, pelo que não foi ainda aprovado por nenhuma entidade reguladora.
No ensaio DELTA 1 foram aleatorizados 487 adultos com eczema crónico das mãos moderado a grave, para tratamento com delgocitinib creme 20 mg/g (n=325) ou veículo (n=162) duas vezes ao dia, durante 16 semanas. Após este período, seguiu-se um ensaio de extensão de 36 semanas. Os endpoints primários foram o número de doentes com eczema crónico das mãos moderado a grave que, à semana 16, alcançaram uma pontuação de 0 (pele limpa) ou 1 (pele quase limpa: apenas eritema quase impercetível) na Avaliação Global do Investigador do Eczema Crónico das Mãos (IGA-CHE, na sigla em inglês), incluindo uma melhoria de pelo menos dois pontos em relação à pontuação do IGA-CHE na baseline. Um número significativamente maior de doentes tratados com delgocitinib creme, em comparação com veículo creme, alcançou esta melhoria da pontuação IGA-CHE (19.7% vs. 9.9%; p=0.006). Diferenças semelhantes foram observadas na semana 4 (15.4% vs. 4.9%; p<0.001) e na semana 8 (22.8% vs. 10.5%; p=0.001). *
Este ensaio clínico alcançou também os principais endpoints secundários à semana 16. Um número significativamente maior de doentes tratados com delgocitinib conseguiu uma melhoria igual ou superior a 75% no Índice de Gravidade do Eczema das Mãos (HECSI-75, na sigla em inglês), em comparação com o veículo (49.2% vs. 23.5%; p<0.001). Foi observada uma tendência semelhante nos doentes que alcançaram uma melhoria igual ou superior a 90% do HECSI (HECSI-90) (29.5% vs. 12.3%; p<0.001). *
O Índice de Qualidade de Vida Dermatológica (DLQI, na sigla em inglês) foi outro dos principais endpoints secundários usado para medir a eficácia reportada pelos doentes. Foi observada uma melhoria ≥4 pontos em 74,4% dos doentes tratados com delgocitinib em comparação com 50,0% tratados com o veículo (p<0.001). *
Não foram observadas diferenças entre delgocitinib e o veículo no número de doentes que reportaram reações adversas e reações adversas graves, durante o período inicial de 16 semanas. A taxa de reações adversas prováveis ou possivelmente relacionadas com o medicamento em estudo ou reações adversas que levaram à descontinuação do medicamento foram numericamente superiores com o veículo comparado com delgocitinib, desde a baseline até à conclusão do ensaio (delgocitinib 45.2% vs. veículo 50.6%, 3.7% vs. 8.0% e 0.6% vs. 3.7%, respetivamente). Durante o estudo as reações adversas mais comuns (≥5% em qualquer grupo de tratamento) foram a infeção por SARS-CoV-2 e nasofaringite, sendo as taxas comparáveis entre os dois tratamentos. *
"O eczema crónico das mãos é uma doença debilitante e difícil de tratar, com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e no seu bem-estar físico e que condiciona largamente a sua capacidade de trabalhar”, refere Christian Taveira, Global Medical Advisor (BioDermatology) da LEO Pharma. “Estamos muito entusiasmados por partilhar os resultados positivos deste ensaio clínico, que demonstra o potencial de delgocitinib creme como um tratamento tópico inovador first-in-class”, acrescenta.
Os doentes que completaram as 16 semanas de tratamento dos ensaios DELTA 1 ou DELTA 2 foram propostos a continuar no ensaio de extensão DELTA 3, para avaliar a segurança e eficácia a longo prazo do tratamento as-needed (de acordo com a necessidade), de aplicação de delgocitinib creme duas vezes ao dia. *
Sobre os ensaios DELTA 1, 2 e 3
O objetivo principal dos ensaios clínicos aleatorizados, com dupla ocultação, controlados por veículo, multicêntricos de fase III (DELTA 1 e DELTA 2) é avaliar a eficácia da aplicação de delgocitinib creme duas vezes ao dia, comparada com o veículo no tratamento de adultos com eczema crónico das mãos moderado a grave. * O endpoint primário do ensaio é a Avaliação Global pelo Investigador para o sucesso do tratamento do Eczema Crónico das Mãos (IGA-CHE TS, na sigla em inglês) à semana 16. O sucesso do tratamento é definido como uma pontuação IGA-CHE de 0 (limpa) ou 1 (quase limpa com pouca ou nenhuma doença) com pelo menos dois passos de melhoria em relação à baseline. Adicionalmente a pontuação IGA-CHE inclui 2 (ligeira), 3 (moderada), e 4 (grave).
Os principais endpoints secundários à semana 16 incluem a redução das pontuações do prurido e da dor de ≥4 pontos medidos pelo Diário de Sintomas do Eczema das Mãos (HESD, na sigla em inglês) desde o início do tratamento até à semana 16, bem como a melhoria de pelo menos 75% e 90% no Índice de Gravidade do Eczema das Mãos (HECSI na sigla em inglês) à semana 16. O número de efeitos secundários decorrentes do tratamento por doente desde o início até à semana 16 define o endpoint de segurança chave dos ensaios.
Os doentes que completaram o tratamento de 16 semanas com delgocitinib creme ou veículo duas vezes ao dia nos ensaios DELTA 1 ou DELTA 2 foram propostos a continuar no ensaio de extensão DELTA 3 para avaliar os efeitos a longo prazo de delgocitinib.*
Sobre o Eczema Crónico das Mãos
O eczema crónico das mãos, também definido como um eczema das mãos com duração superior a três meses ou com duas ou mais reincidências no espaço de um ano.5,6 O eczema crónico das mãos é a doença de pele mais comum das mãos7 com uma taxa de prevalência de 9% num ano.8 Num número significativo de doentes, o eczema crónico das mãos pode desenvolver-se e tornar-se crónico.7 O eczema crónico das mãos é uma doença oscilante caracterizada por prurido e dor, os doentes podem experimentar sinais como eritema, descamação, liquenificação, hiperqueratose, vesículas, edema e fissuras nas mãos e pulsos.9
Sobre delgocitinib
Delgocitinib é um um inibidor tópico da JAK first-in-class que inibe a ativação da via da JAK-STAT, que desempenha um papel fundamental no sistema imunitário na condução da fisiopatologia de doenças inflamatórias crónicas da pele.* A LEO Pharma está atualmente a desenvolver delgocitinib numa formulação em creme para o tratamento do eczema crónico das mãos moderado a grave, em adultos. Em 2014, a LEO Pharma e a Japan Tobacco Inc. (JT) celebraram um acordo de licença no qual a LEO Pharma obteve direitos exclusivos para desenvolver e comercializar delgocitinib para uso tópico em indicações dermatológicas em todo o mundo, com exceção do Japão, onde a JT detém estes direitos.
Sobre a LEO Pharma
A LEO Pharma é uma empresa farmacêutica global que se dedica a melhorar os cuidados de saúde das pessoas com doenças de pele, das suas famílias e da sociedade. Fundada em 1908 e pertencente maioritariamente à Fundação LEO, a LEO Pharma dedica-se há décadas à investigação e desenvolvimento para fazer avançar a ciência da Dermatologia e, atualmente, a empresa disponibiliza uma vasta gama de terapêuticas para todo o espectro de gravidade de doenças de pele. Com sede na Dinamarca e uma equipa composta por mais de 5.200 colaboradores, a LEO Pharma dá resposta a milhões de doentes em todo o mundo.
Para mais informação visite: http://www.leo-pharma.pt/ ou www.linkedin.com/company/leo-pharma-portugal/
Referências
Bissonnette R, Warren RB, Stingeni L, et al. Efficacy and safety of delgocitinib cream in adults with moderate-to-severe chronic hand eczema: results of the Phase 3 DELTA 1 trial. Presented at American Academy of Dermatology (AAD) 2023 Annual Meeting, New Orleans, La., March 17-21, 2023.
ClinicalTrials.gov. National Library of Medicine (U.S.). Efficacy and Safety of Delgocitinib Cream in Adults With Moderate to Severe Chronic Hand Eczema (DELTA 1). Identifier: NCT04871711. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04872101.
ClinicalTrials.gov. National Library of Medicine (U.S.). Efficacy and Safety of Delgocitinib Cream in Adults With Moderate to Severe Chronic Hand Eczema (DELTA 2). Identifier: NCT04872101. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04872101.
ClinicalTrials.gov. National Library of Medicine (U.S.). Open-label Multi-site Extension Trial in Subjects Who Completed the DELTA 1 or DELTA 2 Trials (DELTA3). Identifier: NCT04949841 https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04949841.
Lynde C, Guenther L, Diepgen TL, et al. Canadian hand dermatitis management guidelines. J Cutan Med Surg. 2010;14(6):267-284.
Diepgen TL, Andersen KE, Chosidow O, et al. Guidelines for diagnosis, prevention and treatment of hand eczema. J Dtsch Dermatol Ges. 2015;13(1):e1-e22.
Bissonnette R, Diepgen TL, Elsner P, et al. Redefining treatment options in chronic hand eczema (CHE). J Eur Acad Dermatol Venereol. 2010;24 Suppl 3:1-20.
Thyssen JP, Johansen JD, Linneberg A, Menné T. The epidemiology of hand eczema in the general population–prevalence and main findings. Contact Dermatitis. 2010;62(2):75-87.
Thyssen JP, Schuttelaar MLA, Alfonso JH, et al. Guidelines for diagnosis, prevention, and treatment of hand eczema. Contact Dermatitis. 2022;86(5):357-378.
Damsky W, King BA. JAK inhibitors in dermatology: The promise of a new drug class. J Am Acad Dermatol. 2017;76(4):736-744. doi:10.1016/j.jaad.2016.12.005.
T Virtanen A, Haikarainen T, Raivola J, Silvennoinen O. Selective JAKinibs: Prospects in Inflammatory and Autoimmune Diseases. BioDrugs. 2019;33(1):15-32.