A LEO Pharma, empresa farmacêutica especializada em Dermatologia médica, acaba de lançar em Portugal o Fucicort Lipid, um creme enriquecido com lípidos e vitamina E, disponível numa bisnaga de 30g.
Fucicort Lipid contém 20mg/g de ácido fusídico, 1mg/g de betametasona e uma formulação enriquecida com lípidos e vitamina E, indicado para o tratamento da dermatite infetada, assim como outros tipos de eczema, principalmente o eczema alérgico infetado por microrganismos sensíveis ao ácido fusídico.
A dermatite é uma doença da pele caracterizada por ciclos repetitivos de surtos, sendo o prurido (comichão) o sintoma principal, além de também serem comuns as lesões provocadas pelo ato de coçar, vermelhidão, secura cutânea (xerose) e liquenificação. Devido ao comprometimento da barreira cutânea, bem como uma diminuição do teor lipídico, há uma maior predisposição para uma sobreinfeção, sendo o agente bacteriano mais comum neste tipo de infeções o Staphylococcus aureus (S.aureus). Este microrganismo produz diferentes tipos de toxinas capazes não só de induzir e manter uma reação inflamatória crónica, como também de reduzir a resposta aos corticosteroides. O ácido fusídico, presente no Fucicort® Lipid, tem a capacidade de penetrar nas áreas da pele afetadas e é um antibiótico tópico eficaz contra o S.aureus.
Para além da sua atividade antibacteriana e anti-inflamatória, Fucicort® Lipid contém uma formulação inovadora, enriquecida com lípidos e vitamina E, desenvolvida com o objetivo de proporcionar um poderoso efeito hidratante. O maior conteúdo em lípidos contribui para a reparação da barreira cutânea e garante um efeito emoliente e hidratante que é imprescindível no tratamento da secura (xerose) da pele com dermatite, um dos principais objetivos do tratamento desta patologia cutânea.
Fucicort® Lipid pode ser administrado em adultos e crianças a partir de 1 ano de idade, numa camada fina sob a região afetada duas a três vezes por dia durante um período máximo de 14 dias.