A LEO Pharma vai promover um curso ibérico sobre Tromboembolismo Venoso (TEV), dedicado ao tema “A Farmácia Hospitalar na Gestão do Doente com uma Abordagem Multidisciplinar”. Com início a 3 de abril, o curso tem a duração de um ano e conta com 30 horas de formação letiva, com conteúdos práticos e teóricos.
Dirigido a farmacêuticos hospitalares, tem como objetivo complementar as competências destes profissionais na gestão da trombose em doentes oncológicos e não oncológicos. O curso organiza os conteúdos em duas áreas: Geral e Oncológica, cada uma com diversos módulos que abrangem desde a etiopatogenia e epidemiologia do TEV até aspetos relacionados com a profilaxia da doença em doentes oncológicos, ou interações farmacológicas entre tratamentos oncológicos e anticoagulantes. Pretende-se que, no final do curso, o profissional de farmácia hospitalar adquira um conhecimento mais amplo para proporcionar melhores cuidados de saúde aos doentes com TEV.
De Portugal, o curso conta com a coordenação da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) e colaboração da Professora Doutora Isabel Vitória Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e da Dra. Patrícia Alexandra Teixeira Cavaco do Hospital S. Francisco Xavier, CHLO, Lisboa.
Anualmente, em todo o mundo, ocorrem cerca de dez milhões de novos casos de TEV e a cada 37 segundos uma pessoa morre em consequência do problema. É a terceira causa de morte cardiovascular, a seguir ao AVC e ao enfarte do miocárdio e é considerada uma das complicações mais frequentes e importantes nos doentes com cancro. Na Europa e nos EUA, o TEV mata mais pessoas do que a SIDA, o cancro da mama, o cancro da próstata e os acidentes de viação.
Para consultar o programa e efetuar registo, visite https://www.fmctrombosis.com