Lilly recebe “luz verde” para produzir cópia de insulina da Sanofi 27 de junho de 2014
Os reguladores europeus recomendaram, pela primeira vez, a aprovação de uma cópia de insulina para doentes diabéticos, noticia a agência “Reuters”. Uma ameaça para os fabricantes franceses da Sanofi SASY.PA cuja insulina líder de vendas, Lantus, vai ter de enfrentar um rival mais barato em 2015.
O novo medicamento, conhecido como Abasria, é fabricado pela Eli Lilly LLY.N nos Estados Unidos como uma versão biossimilar da insulina Lantus da Sanofi, que rende anualmente cerca 8 biliões de dólares à farmacêutica francesa. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirma que os estudos clínicos demonstram que o Abasria tem um perfil de qualidade, segurança e eficácia comparável ao Lantus.
A “luz verde” da EMA dada à Lilly e à sua parceira, a Boehringer Ingelheim, é um marco importante no desenvolvimento de medicamentos biossimilares, que prometem reduzir custos significativos com tratamentos.
A “Reuters” avança que, de acordo com especialistas da indústria farmacêutica, é expectável que a nova cópia tenha um preço significativamente mais baixo do que o Lantus de forma a atrair pacientes e profissionais de saúde.
O parecer positivo da EMA segue agora para aprovação final da Comissão Europeia, mas a Lilly só poderá lançar o produto em maio de 2015, altura em que “cai” a patente da Sanofi. |