A Linha 1400 – Linha Nacional de Assistência Farmacêutica celebra o primeiro ano de atividade a apoiar os portugueses no acesso rápido a medicamentos nas farmácias.
Desde a sua criação, a 24 de março de 2020, o serviço já recebeu 73.813 pedidos de assistência, pode ler-se no comunicado divulgado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF).
Os dados do primeiro aniversário da Linha 1400 mostram que os utilizadores avaliam o serviço prestado em 4,53 numa escala de 1 a 5, sendo que cerca de 75% dos beneficiários não hesitaria em recomendá-la a um amigo ou familiar.
“O número 1400 pode ser utilizado para planear visitas à farmácia, reservar ou encomendar medicamentos, e tem também como finalidade apoiar as pessoas a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm uma disponibilidade mais reduzida. A utilização da linha é ainda particularmente recomendada à noite, nomeadamente após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente”, refere Marisa Gomes, responsável pelo centro de atendimento da Linha 1400.
No comunicado é, ainda, acrescentado que cerca de 43% do total dos contactos telefónicos foram feitos durante o período noturno, em que a Linha 1400 identificou, rapidamente, a farmácia de serviço mais próxima com disponibilidade para responder aos pedidos dos cidadãos, evitando assim deslocações desnecessárias.
A rapidez no atendimento, cujo tempo médio de espera é de 20 segundos, é outro dos fatores em destaque no balanço deste primeiro ano de atividade da Linha 1400.
“O serviço garante a cada cidadão que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. Este é um serviço que veio para ficar e que em muito tem contribuído para facilitar a vida dos portugueses, especialmente em contexto de pandemia”, acrescenta Marisa Gomes.
Recorde-se que a linha telefónica gratuita foi lançada pelas farmácias no primeiro confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, de forma a garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e a um aconselhamento farmacêutico.
A Linha 1400 está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e cobre todo o território nacional. Em fevereiro de 2021, o serviço passou também a estar disponível online.