A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 passou a disponibilizar, desde a semana passada, o serviço também em língua inglesa.
Lembrar que esta Linha foi criada no início da pandemia.
“Foi criada em contexto de pandemia, muito associada à necessidade de dar um acompanhamento às pessoas mais na fase inicial da pandemia”, explicou o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Luís Goes Pinheiro, durante a apresentação do novo serviço, adiantando que as cerca de 200 chamadas diárias provam que este serviço constitui uma “mais-valia em todos os contextos” e que é “útil aos portugueses e aos residentes em Portugal”.
O dirigente da SPMS explicou que “em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem e este ano já vamos quase em 50 mil”, números que revelam a procura crescente do serviço.
A LAP em inglês vem dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise.
“Isso é exatamente aquilo que essas pessoas que chegam de um teatro de conflito carecem. Desse ponto de vista, é mais um suporte dado às pessoas que não dominam a língua portuguesa”, salientou Luís Goes Pinheiro.
A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 foi lançada a 1 de abril de 2020, já atendeu mais de 150 mil pessoas, até ao momento.