Linha do Sono ajuda os portugueses a lidarem com insónias 13 de Março de 2015 Hoje, Dia Mundial do Sono, é lançada uma linha de apoio telefónico para aconselhar os portugueses que tenham dificuldades em dormir. O serviço vai contar com a colaboração de dois psicólogos e tem como «grande objetivo melhorar a qualidade do sono dos portugueses», disse Filipa Jardim da Silva, da Oficina de Psicologia, promotora da iniciativa. A psicóloga explicou à “TSF” que o projeto nasceu na sequência de um estudo realizado no ano passado pela Oficina da Psicologia, segundo o qual 54% dos portugueses inquiridos disseram sentir-se cansados após uma noite de sono e cerca de 45% confessaram não dormir bem devido ao stress, ansiedade ou depressão. O estudo revelou ainda que só um em cada quatro portugueses se sente revigorado após uma noite de sono, enquanto 46% afirma que, em média, dorme apenas cinco a sete horas por dia e 28% não dorme bem devido a problemas pessoais ou profissionais. De acordo com a psicóloga, cada vez mais se assiste a «problemas de saúde física e psicológica que decorrem de uma má rotina do sono ou de um sono com má qualidade», para os quais contribui o «ritmo frenético» do dia-a-dia das pessoas em que muitas vezes apenas lhes sobram quatro, cinco, seis horas para dormirem. |