Linha do Sono recebeu mais de 1.000 chamadas no primeiro mês 571

Linha do Sono recebeu mais de 1.000 chamadas no primeiro mês

14 de Abril de 2015

A Linha do Sono recebeu, no primeiro mês de funcionamento, mais de 1.000 chamadas telefónicas de pessoas a pedir ajuda para dormir mais e melhor, indicou hoje a promotora da iniciativa.

 

Lançada no Dia Mundial do Sono, a 13 de março, a Linha do Sono (707 100 015) funciona todos os dias úteis, entre as 11:30 e as 16:30, com o apoio de dois psicólogos especializados, numa iniciativa da Oficina de Psicologia.

 

Um mês após o lançamento, a Linha do Sono recebeu uma média de 50 chamadas por dia, sendo muito semelhante a percentagem de homens e mulheres que pedem ajudar, 51 por cento e 49 por cento respetivamente, adianta uma nota da Oficina de Psicologia, citada pela “Lusa”.

 

Segundo os promotores da iniciativa, a média de idades das pessoas que recorrem à linha de apoio ronda os 59 anos e 74% das chamadas são motivadas por problemas de insónias, como dificuldade em conciliar no sono ou em se manter em dormir, ou mesmo um sono que não é reparador.

 

Nestes casos, equipa de psicólogos do outro lado da linha presta aconselhamento, sugerindo procedimentos de rotina para um sono tranquilo.

 

A oficina de Psicologia refere que 26% das pessoas que telefonam para esta linha aparentam estar a ter dificuldades com o sono devido a problemas médicos ou outras perturbações, aconselhando os especialistas a procurarem ajuda médica.

 

A todas as pessoas que recorrerem à Linha do Sono é oferecido um pequeno guia com sugestões relativamente aos bons hábitos de sono e que, implementados, podem contribuir para uma melhoria significativa de problemas de insónias.

 

A Linha do Sono foi criada com o intuito de dar resposta às necessidades sentidas pelos portugueses depois de uma noite mal dormida, identificar possíveis causas e, ao mesmo tempo, sugerir procedimentos de rotina para um sono tranquilo.