Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde.
Um dos principais objetivos deste acordo, segundo noticiado no portal dos SPMS, é informar e sensibilizar a população para os benefícios da utilização da Linha SNS 24, uma vez que a divulgação eficaz da Linha SNS 24 é essencial para garantir que a informação sobre os respetivos serviços chega ao maior número de cidadãos.
O “SNS 24 é a porta de entrada do cidadão no Serviço Nacional de Saúde” e que vai muito além de uma linha telefónica, declarou a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que presidiu à cerimónia. Neste sentido, a governante sublinhou que “é um conjunto de serviços que podem ser consultados na aplicação móvel e no portal e que permitem agendar consulta, pedir a medicação habitual, consultar a agenda de saúde individual ou realizar teleconsulta”.
Ainda segundo Ana Povo, “o SNS 24 tem-se revelado um excelente exemplo de telessaúde e de adaptação da capacidade de resposta às necessidades, conforme assistimos nesse período tão difícil da nossa história global, a pandemia da COVID-19”.
Quanto à consolidação do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, este “reforça a importância estratégica da Linha SNS 24”.
“Em 13 unidades locais de saúde, a triagem é já realizada através do SNS 24 e, deste modo, garante-se que os serviços de urgência são usados para situações urgentes ou emergentes”, detalhou.
Os benefícios para os utentes “são evidentes, pois podem aceder a consulta no seu centro de saúde no próprio dia ou no dia seguinte, com hora marcada, ou permanecer em suas casas, em autocuidados, com acompanhamento da Linha SNS 24”, referiu a secretária de Estado. Para o sistema de saúde, estamos perante “ganhos de eficiência e, sobretudo, uma oportunidade para gerar melhores resultados em saúde”.
A Linha SNS 24 atendeu, este ano, mais de 2,8 milhões de chamadas, o que representa mais de 1,2 milhões comparativamente ao período homólogo.