A sessão de apresentação do Livro Branco das Farmácias Portuguesas será apresentado no próximo dia 20 de novembro, na Assembleia da República, com a presença do ministro da Saúde e do diretor executivo do SNS.
Em comunicado, a Associação Nacional das Farmácias (ANF), explica que este documento “apresenta a visão para o futuro do setor nos cuidados de Saúde e reflete a ampla consulta realizada às farmácias e a diversas organizações da sociedade, entre as quais, reguladores, academia, municípios, hospitais, profissionais de Saúde, associações de pessoas que vivem com doença e outras entidades do setor público, privado e social”.
O objetivo passa por “apresentar as propostas de ação que permitem alcançar um maior potencial de intervenção das farmácias na jornada de saúde das pessoas, através de modelos colaborativos com o Serviço Nacional de Saúde e demais parceiros, da prestação de cuidados de saúde de proximidade, da promoção da coesão territorial e da sustentabilidade do setor”.
A sua apresentação está inserida na conferência “As Farmácias na Jornada da Saúde das pessoas” e conta com a presença do ministro da Saúde, a abertura a cargo da vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Deputada Susana Correia. Ema Paulino, presidente da ANF, apresenta a nova visão da farmácia e do seu caminho de afirmação enquanto espaço de saúde e bem-estar, materializada no Livro Branco das Farmácias Portuguesas.
Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, fará a sua intervenção como keynote speaker sobre “Inovar na relação das Farmácias com o SNS”, seguindo-se os comentários de Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Victor Ramos, presidente do Conselho Nacional de Saúde e Hélder Mota-Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.
São convidados a debater o tema da conferência os deputados Maria Antónia Almeida Santos, do Partido Socialista; Miguel Santos, do Partido Social Democrata; Pedro Frazão, do CHEGA; Joana Cordeiro, da Iniciativa Liberal; João Dias, do Partido Comunista Português e Isabel Pires, do Bloco de Esquerda. A discussão será moderada pela jornalista do Expresso, e especialista em temas de Saúde, Vera Arreigoso.
A sessão de encerramento cabe a Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias e a Manuel Pizarro, Ministro da Saúde.