Lucro líquido da Shire duplica no segundo trimestre
22 de julho de 2014
A Shire anunciou que o lucro líquido do segundo trimestre mais que duplicou, para os 523,1 milhões de dólares, face aos 258,1 milhões no mesmo período do ano passado, impulsionado em parte pela compra da ViroPharma (4.2 mil milhões de dólares).
Flemming Orsnkov, CEO da companhia, que concordou em ser adquirida pela AbbVie num negócio avaliado em cerca 54.7 mil milhões de dólares, disse que «este desempenho é uma prova do valor que a AbbVie vê na nossa empresa», citou o “Firstword”.
Comentando o acordo com a AbbVie, a presidente da Shire, Susan Kilsby apontou que «acreditamos que o grupo combinado representa um excelente ajuste de dois negócios complementares que vão dar origem a um novo líder de mercado em especialidades farmacêuticas», incluindo imunologia, doenças raras, neurociências, doenças hepáticas e metabólicas. De acordo com a transação, que deverá estar finalizada no quarto trimestre deste ano, a AbbVie vai adquirir a Shire por 89,80 dólares por ação.
Entretanto, as receitas trimestrais globais aumentaram 20%, para os 1,5 mil milhões de dólares, acima das expetativas dos analistas (1,45 mil milhões de dólares), com as vendas do Vyvanse a crescer 20%, para os 359,5 milhões de dólares devido à expansão internacional do fármaco. A empresa acrescentou que os produtos ganhos com o negócio ViroPharma contribuíram com 141 milhões de dólares nas vendas, incluindo o Cinryze, que cresceu 37% ao ano, para os 129,9 milhões de dólares.
Ornskov destacou que «o nosso desempenho de 2014 até à data significa que estamos a dar um importante passo no sentido de cumprirmos a nossa meta de obter 10 mil milhões de dólares em vendas até 2020, uma meta que exclui as receitas das nossas duas últimas aquisições, Lumena e Fibrotech». A compra, em maio, da Lumena Pharmaceuticals, deverá contribuir para o desenvolvimento da pipeline da companhia na área das doenças raras, especialmente com fármacos para doenças hepáticas e gastrointestinais, ao passo que a aquisição da Fibrotech acrescenta uma nova classe de medicamentos destinados à prevenção da fibrose.