O arquipélago da Madeira recebeu, esta segunda-feira, 12.000 vacinas pediátricas e vai iniciar o processo de inoculação de crianças entre os 5 e os 11 anos, esta terça-feira.
O anúncio partiu de Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, que explicou que a “estratégia regional definiu 19 momentos de vacinação das crianças na Região Autónoma da Madeira até ao dia 30 de dezembro”, sublinhando que o objetivo é “aproveitar ao máximo” a interrupção letiva do Natal e “acelerar a vacinação” dos mais novos.
Será dada prioridade às crianças com patologias associadas, mediante contacto e marcação do dia através serviços de saúde, decorrendo, contudo, “quase em simultâneo” a inoculação das restantes.
Pedro Ramos indicou que a “a vacinação das crianças irá decorrer na forma de porta aberta”.
“A estratégia definida permitirá assegurar a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos nos centros de vacinação da sua área de residência, deixando a possibilidade de serem vacinadas noutro centro, caso seja a vontade dos pais”, explicou.
O processo de vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos tem início às 14:00 de terça-feira, 14 de dezembro, no Centro de Vacinação do Funchal.
A segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer, será aplicada 21 dias após a primeira toma.