Uma equipa de investigadores descobriu mais de 130.000 vírus RNA desconhecidos. Esta descoberta deve-se a uma nova ferramenta informática que permitiu pesquisar sequências virais nos milhões de gigabytes de dados de sequenciamento disponíveis em bases de dados genéticos.
A noticia foi avançada pela agência EFE, depois da descoberta ter sido publicada na revista cientifica Nature.
Com esta nova ferramenta, denominada por Serratus, foram analisadas 5,7 milhões de amostras biológicas recolhidas em todo o mundo, nos últimos 15 anos.
O Serratus é uma ferramenta de computação em nuvem (cloud) que, utilizando um grupo de 22.500 processadores de computador, permitiu buscas massivas de sequências virais nos milhões de gigabytes de dados de sequenciamento disponíveis em diversas bases de dados genéticas.
A descoberta de mais de 130.000 novos vírus RNA (ARN em português, de ácido ribonucleico), representa um aumento de até 10 vezes do número de espécies virais de RNA descritas até ao momento.
Esta análise detalhada de certas famílias virais permitiu a descoberta de mais de 30 novas espécies de coronavírus.
A base de dados de todos os vírus descobertos neste trabalho e o conjunto de ferramentas desenvolvidas estão disponíveis aqui.