São vendidas, nas farmácias, mais de 1.500 embalagens por semana de Eroxon, o “primeiro tratamento de venda livre para a disfunção erétil em Portugal”, e que chegou ao mercado português recentemente, segundo informa, em comunicado, o Vemedia Pharma Portugal, o grupo farmacêutico que detém o dispositivo médico.
Ainda segundo dados do grupo farmacêutico, em termos da distribuição geográfica da procura, “a concentração é maior no litoral e nos principais centros urbanos de Lisboa e Porto, mas há duas zonas que se destacam: Vila Pouca de Aguiar (distrito de Vila Real) – número um em vendas do tratamento – e Portimão (distrito de Faro)”.
De aplicação tópica e sem prescrição, o Eroxon “ultrapassa as contraindicações, as interações medicamentosas e as elevadas taxas de descontinuação associadas aos medicamentos para o tratamento da disfunção erétil — além de ser facilmente incorporada nos preliminares e incluir o/a parceiro/a”.
500 mil homens
Estima-se, ainda segundo o comunicado citado, que a disfunção erétil afete cerca de 500 mil homens (13%) em Portugal e estudos indicam que apenas um em cada seis procura tratamento, sendo que 50% dos homens acabam por desistir.
Os mesmos estudos estimam que três em cada quatro homens vão sofrer de disfunção erétil em algum momento das suas vidas.