Mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à linha Saúde 24 em quase 10 anos 03 de janeiro de 2017 Mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à linha Saúde 24 em quase 10 anos de funcionamento, segundo dados hoje divulgados, que mostram que são encaminhadas para as urgências 20% das pessoas que recorrem a esse serviço telefónico e 30% recebem a indicação para autocuidados, segundo a agência “Lusa”.
Segundo explicou à agência “Lusa” o coordenador da linha, o enfermeiro Sérgio Gomes, os restantes casos correspondem a pedidos de informação ou a situações em que é dada indicação para os utentes serem observados nos cuidados primários de saúde.
Ao longo dos quase 10 anos de funcionamento, a linha Saúde 24 atendeu mais de sete milhões de chamadas, tendo servido mais de 2,3 milhões de cidadãos. Segundo uma nota da Direção-geral da Saúde (DGS), em média são atendidas 2600 chamadas por dia.
Cerca de metade da atividade do centro de atendimento Saúde 24 realiza-se entre as 17 e as 02:00, bem como aos fins-de-semana, «concentrando-se em períodos em que os utilizadores para avaliação do seu problema de saúde têm como resposta, maioritariamente, os serviços de urgência».
A DGS frisa ainda que a procura se intensifica no inverno, representando mais de 40% da atividade anual. Quanto aos utilizadores mais frequentes, é o grupo até aos 10 anos de idade e dos 25 aos 44 anos. As mulheres e os residentes nas grandes cidades do litoral estão também nos grupos mais prevalentes. Os idosos estão a utilizar mais a linha Saúde 24 e representam atualmente 17% do total dos utilizadores. |