O 14º Congresso das Farmácias, com o lema “A Saúde Próxima de todos”, realiza-se nos próximos dias 9, 10 e 11 de fevereiro no Centro de Congressos de Lisboa, cinco anos depois da última reunião presencial.
A sessão de abertura, marcada para o dia 10, sexta-feira, conta com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro e da presidente da ANF, Ema Paulino. Dominique Jordan, presidente da FIP, e Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, farão parte da sessão de encerramento.
O Congresso tem como objetivo prioritário a intervenção das farmácias na jornada de saúde das pessoas, destacando temáticas que vão ao encontro das principais necessidades presentes e futuras da população. Transformar a relação com as pessoas; a proximidade como fator diferenciador na prestação de serviços de saúde; atração e retenção de talento nas farmácias; e os desafios e oportunidades para o setor da Saúde num contexto pós-pandémico e marcado por uma nova envolvente política e económica global.
Durante os três dias de Congresso, farmacêuticos, oradores internacionais, profissionais de saúde vão ouvir as pessoas e auscultar os parceiros, para promover uma maior integração das farmácias na rede de cuidados de saúde primários. Em reflexão estarão temas da atualidade para o setor das farmácias e da sociedade: a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a renovação da terapêutica, a partilha e acesso a dados em Saúde, através dos quais se perspetivam ganhos em saúde, acesso, comodidade, e, ainda, poupanças significativas para o utente, e redução da sobrecarga dos serviços do SNS.
O 14º Congresso das Farmácias conta com mais de cinquenta personalidades e oradores. São esperados mais de mil congressistas.