Bastonário: Manuel Pizzaro “tem visão menos marcada e rígida do SNS, mais focada nos resultados” 541

Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), considera que Manuel Pizarro “tem uma visão menos marcada e rígida do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais focada nos resultados”.

Manuel Pizarro tomou posse no passado dia 10 de setembro, com a OF a felicitar o novo ministro da Saúde pela nomeação e a fazer “votos para que o mandato que agora se inicia possa contribuir para a melhoria do acesso a serviços de Saúde de qualidade”. A Ordem demonstrou ainda “a sua disponibilidade para contribuir para aquele fim através de colaboração com o Ministério da Saúde”.

“O sistema de saúde e o Serviço Nacional de Saúde, em particular, enfrentam desafios tremendos, que têm de ser claramente identificados e resolvidos”, realça o bastonário da OF em comunicado. Helder Mota Filipe considera que o novo ministro “tem uma visão menos marcada e rígida do SNS, mais focada nos resultados”, e realça o seu caráter “pragmático” e “flexível” que conjuga com uma “capacidade de ouvir e de dialogar”.

“O meu desejo é que o Dr. Manuel Pizarro deixe a Saúde do País melhor do que aquela que agora encontra. Há muito trabalho pela frente e os farmacêuticos têm propostas sustentadas para ajudar a resolver muitos problemas“, sustenta. “Assim haja vontade política para os concretizar”, reforça o bastonário.

Manuel Pizarro substitui Marta Temido como ministro da Saúde

Manuel Pizarro, médico, especialista em medicina interna, foi secretário de Estado da Saúde nos dois executivos liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011. No plano político, Manuel Pizarro foi por duas vezes candidato derrotado a presidente da Câmara do Porto, é o líder da Federação do Porto do PS e foi nono na lista de candidatos a eurodeputados socialistas nas últimas eleições para o Parlamento Europeu.