Maria do Carmo Neves integra conselho de administração do Hospital Cruz Vermelha 349

Maria do Carmo Neves, vice-presidente da Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (EQUALMED), vai ser vice-presidente do conselho de administração do Hospital Cruz Vermelha, que será presidido por Luís Filipe Pereira. Pedro de Albuquerque Mateus assumirá o cargo de presidente da Comissão Executiva (CEO), Maria Ana Castello Branco será a administradora com o pelouro operacional (COO) e Elisabeth Silva de Albuquerque a administradora financeira (CFO).

A instituição vai contar, assim, com uma nova equipa de gestão a partir do próximo dia 3 de março, que terá como missão, segundo comunicado, prosseguir com a recuperação da unidade hospitalar, potenciando o seu desenvolvimento e garantindo um serviço de excelência aos seus clientes.

 

A equipa de gestão 

Luís Filipe Pereira: Economista, professor universitário e antigo Ministro da Saúde, que desempenhou também os cargos de Secretário de Estado da Energia, Secretário de Estado da Segurança Social e Presidente do CES-Conselho Económico e Social.

Maria do Carmo Neves: Médica e gestora, é fundadora e presidente do conselho de administração da Tecnimed.

Pedro de Albuquerque Mateus: Gestor com percurso consolidado no sector da prestação de cuidados de saúde. Foi presidente executivo do Hospital Lusíadas Lisboa, administrador nos grupos Lusíadas Saúde/UnitedHealth Group, Galilei Saúde e Unisana, e COO do Hospital de Loures.

Maria Ana Castello Branco: Gestora com mais de 20 anos de experiência em papeis de liderança operacional e de estratégia. Nos últimos anos tem liderado projetos de transformação e desenvolvimento na área farmacêutica e da saúde, tendo sido diretora de Corporate Development – M&A, Integration, Strategy & Business Transformation da PharmaLex e diretora de Transformação e Integrações da ProductLife Group.

Elisabeth Silva de Albuquerque: Tem uma vasta experiência na área financeira da saúde, tanto a nível do sector privado como do público e social. Foi diretora financeira da empresa gestora do SNS24, do Serviço Nacional de Saúde. Nos últimos seis anos colocou as suas competências ao serviço do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, assumindo funções de CFO.

 

O hospital

O Hospital Cruz Vermelha é uma unidade de saúde com 60 anos, tem mais de 60 camas de internamento e realiza por ano mais de 100 mil consultas, 5.000 cirurgias e 6.000 atendimentos urgentes.

A instituição aposta na proximidade, seguindo um modelo de clínicas especializadas, onde se incluem: Heart Center (Centro do Coração); Clínica de Cirurgia Geral; Clínica de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição; Clínica de Medicina Dentária e Saúde Oral; Clínica de Medicina Preventiva; Clínica da Mulher e da Criança; Clínica de Neurociências e Saúde Mental; Clínica da Obesidade; Clínica de Oftalmologia e Saúde Visual; Clínica de Ortopedia e Traumatologia; e Clínica de Urologia.

O hospital disponibiliza ainda outras especialidades que não estão incluídas nas clínicas especializadas.