Médica e engenheira juntam-se a Ana Paula Martins no Ministério da Saúde 751

A médica Ana Pinheiro Povo e a engenheira Cristina Vaz Tomé foram esta quinta-feira (4 de março) nomeadas como as próximas secretárias de Estado da Saúde e da Gestão da Saúde, respetivamente.

Já são conhecidos os 41 secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional e, na Saúde, a equipa faz-se no feminino. À ministra Ana Paula Martins, junta-se agora a cirurgiã e investigadora Ana Pinheiro Povo, há oito anos docente na Universidade Fernando Pessoa e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.

Membro do Conselho Disciplinar da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, Ana Pinheiro Povo é cirurgiã no Centro Hospitalar Universitário de Santo António e na Casa de Saúde da Boavista. Faz parte da comissão SiNATS (Infarmed) e do Expert Painel da Comissão Europeia e conta no currículo com seis anos de internato no Hospital Pedro Hispano, onde a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Liliana Sousa, fez carreira. É ainda doutorada em Medicina pela Universidade do Porto.

Diretamente do mundo dos negócios para a secretaria de Estado de Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé tem uma larga experiência relacionada com os meios de comunicação social. Foi membro do Conselho Executivo da RTP e do Comité Executivo do grupo Impresa (dono da SIC e do Expresso). Em janeiro deste ano, assumiu as funções de Chief Financial Officer na Swipe News (portal ECO).

Licenciada em engenharia industrial pela Universidade Nova de Lisboa, conta com várias formações posteriores, como gestão internacional, gestão corporativa ou gestão de crises. É ainda, há menos de um ano, membro do Conselho Estratégico para Investimento Externo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e angel investor da COREangels. A sua carreira começou com um estágio na Renault e foi engenheira na Autoeuropa.

Consulte todos os secretários de Estado nomeados em Diário da República.