Medicamento para tratar alcoolismo pode contribuir para eliminar vírus da sida 499

Medicamento para tratar alcoolismo pode contribuir para eliminar vírus da sida

17 de Novembro de 2015

Um medicamento utilizado para tratar o alcoolismo associado a outras substâncias poderá contribuir para eliminar o vírus da sida em seropositivos, segundo um estudo divulgado na revista médica “The Lancet HIV”.

O medicamento, denominado dissulfiram (nome da marca segundo os países: Antabuse, Esperal), acorda o vírus latente no organismo infetado, destruindo assim as células, bem como o anfitrião, e sem efeitos secundários, referem os autores, avançou a “Lusa”.

Atualmente, a terapia antirretroviral pode controlar o vírus, mas sem o eliminar definitivamente.

O vírus permanece no organismo das pessoas tratadas, mas de forma inativa. O reservatório onde permanece o vírus é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de um tratamento que cure definitivamente.

Acordar o vírus latente é uma estratégia promissora para curar o paciente com sida.

Mas, acordar o vírus é apenas a primeira etapa para o eliminar, sublinhou Julian Elliot, diretora de pesquisa clínica nos serviços de doenças infeciosas no hospital Alfred, em Melbourne, Austrália, e autora do estudo.

«Agora, temos de trabalhar para nos livrarmos das células infetadas», acrescentou.

No ensaio clínico, dirigido por Sharon Lewin, do Instituto Doherty, em Melbourne, 30 pessoas a fazer tratamento antirretroviral tomaram doses de dissulfiram, que foram sendo aumentadas, ao longo de três dias.

Com a dose mais elevada, estimularam o vírus adormecido, sem efeitos secundários para os pacientes.