Medicamentos hemoderivados: “Diminuição de dadores de plasma é um desafio” 498

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) lembra, em comunicado, que a escassez mundial de medicamentos hemoderivados, obtidos a partir do plasma de dadores humanos, “passou de uma hipótese a uma realidade”.

“A diminuição do número de dadores e o aumento da necessidade para doentes coloca aos médicos, aos parceiros da indústria e aos farmacêuticos, desafios para que se consiga assegurar a disponibilidade destes medicamentos”, explica a associação.

Neste sentido, a SPFCS organizou o I Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados, enquanto introdução à farmacoterapia com hemoderivados, com o objetivo de promover mais formação farmacoterapêutica sob a utilização correta destes medicamentos.

Organizado no Luso, no fim de semana de 26 e 27 de novembro, estiveram presentes farmacêuticos hospitalares, farmacêuticos da comunidade, da academia, da indústria farmacêutica, dos assuntos regulamentares, da farmacovigilância, clínicos e da Administração Regional de Saúde.

Os tratamentos com medicamentos derivados do plasma humano “salvam vidas e contribuem para a qualidade de vida do doente e para consolidação de uma sociedade mais justa e solidária”. Os farmacêuticos desempenham “uma função única ao garantirem o acesso dos doentes a medicamentos hemoderivados, seguros e eficazes”.

Através da participação neste curso, “os farmacêuticos obtiveram melhores competências para uma utilização segura, eficaz, redução de desperdícios e a custos conscienciosos destes medicamentos”. Foram propostas soluções para reduzir as consequências da falta destes medicamentos das quais destacamos:

  • aumentar o número de farmacêuticos para estarem presentes nos serviços clínicos, nas reuniões de decisão terapêutica;
  • aumentar o aproveitamento do plasma português;
  • combater o desperdício com a implementação efetiva de protocolos clínicos, com particular atenção para a utilização off labell;
  • planeamento das necessidades de uma forma mais profissional e com mais antecedência.

A segunda edição deste curso está marcada para novembro de 2023.