Médicos de família vão ter acesso imediato a exames feitos em hospitais 14 de Setembro de 2015 A partir de 2016, os médicos dos centros de saúde vão poder aceder de forma imediata aos exames que os seus doentes fazem nos hospitais. Esta alteração vai evitar custos com a duplicação de exames, deslocações desnecessárias e permitir uma resposta mais rápida aos doentes, mesmo que estejam noutras regiões do país.
Desde a semana passada que os centros de saúde de Sintra e da Amadora já conseguem ver os exames que são realizados no hospital Amadora–Sintra. Mas no próximo ano, todos os hospitais podem começar a partilhar estas imagens.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) vão lançar já neste mês um concurso internacional no valor de meio milhão de euros para tornar possível esta partilha de informação.
O presidente do conselho de administração, Henrique Martins, explicou, segundo o “DN”, que o concurso é para «um sistema de partilha de imagens mais sofisticado do que o atual e que funciona na Plataforma de Dados da Saúde. Estamos já a fazer partilha de imagens com o Hospital Fernando da Fonseca, mas queremos tornar a partilha mais efetiva com um sistema que aproxima todos os visualizadores de imagens, nem sempre compatíveis, de forma que o médico as visualize». |