Médicos vão fazer exames periódicos para avaliar conhecimentos 20 de Agosto de 2015 Os médicos vão ser avaliados ao longo da carreira para garantir que continuam aptos a exercer medicina. Esta medida está prevista no novo estatuto da Ordem dos Médicos (OM) e permitirá fazer provas periódicas, por exemplo de cinco em cinco anos, aos profissionais em exercício, refere o bastonário José Manuel Silva.
O modelo deverá ser inicialmente voluntário, mas haverá situações em que a Ordem o fará por sua iniciativa, nomeadamente em casos de maior risco ou em que haja afastamento há algum tempo da prática clínica.
José Manuel Silva disse ao “DN” que este será um dos novos poderes da Ordem, mas alerta que ainda vai ter de ser criado um regulamento.
«Ainda não está decidida a forma como será feita a avaliação, mas a ideia é que seja periódica, por exemplo de cinco em cinco anos. A recertificação irá garantir que os médicos continuam aptos, sejam eles especialistas ou sem especialidade». O bastonário admite que inicialmente esta avaliação seja voluntária, «para que os médicos e os doentes se habituem a esta cultura. Os utentes irão acostumar-se a verificar se os médicos estão certificados».
|