A Medtronic, líder mundial no setor da tecnologia médica, acaba de lançar o sistema de inteligência endoscópica GI GeniusTM.
Este equipamento, o primeiro no mundo a utilizar inteligência artificial para detetar pólipos colorretais, oferece aos médicos uma nova e poderosa solução para combater o cancro colo-rectal.
O módulo GI GeniusTM utiliza a inteligência artificial avançada para destacar a presença de lesões pré-cancerígenas com um marcador visual em tempo real, funcionando como um sempre atento segundo observador.
Um estudo demonstra que ter um segundo observador pode aumentar as taxas de deteção de pólipos e que cada aumento de 1% na taxa de deteção de adenoma reduz o risco de cancro colo-rectal em 3% (1).
O cancro colo-rectal é o terceiro tipo de cancro mais comum no mundo, por ano surgem 1,8 milhões (2) de novos casos.
”Um dos fatores-chave para maximizar a prevenção do cancro colo-rectal é a integração de tecnologias avançadas como a inteligência artificial na prática clínica diária. A utilização da inteligência artificial na gastroenterologia inaugura uma nova era de endoscopia de diagnóstico que pode melhorar a qualidade das colonoscopias. Na minha experiência, o módulo GI GeniusTM pode ser extremamente preciso na identificação de lesões na mucosa do cólon que podem ser difíceis de detetar e podem ter passado despercebidas. Esta mudança na prática clínica diária tem o potencial para melhorar o diagnóstico e os resultados gerais para os doentes que podem ter cancro colo-rectal”, refere o Prof. Alessandro Repici, diretor do serviço de gastroenterologia no Humanitas Hospital em Rozzano em Milão.
”A Medtronic está focada na prevenção do cancro colo-rectal através do diagnóstico precoce de pólipos pré-cancerígenos com tecnologias assistidas por inteligência artificial”, diz Giovanni Di Napoli, Vice-President and General Manager Gastrointestinal & Hepatology, um negócio que integra o Minimally Invasive Therapies Group da Medtronic.
“O GI GeniusTM deteta automaticamente pólipos, incluindo pequenos pólipos planos que podem passar despercebidos, o que aumenta a precisão e reduz o risco de cancros que podem aparecer no intervalo entre as colonoscopias”.
Para introduzir esta tecnologia no mercado a Medtronic assinou um acordo de distribuição mundial com a Cosmo Pharmaceuticals – o único fabricante de software e de dispositivos de inteligência artificial. O módulo de endoscopia inteligente GI GeniusTM tem marca CE e está disponível em alguns mercados europeus , nomeadamente em Portugal.
Sobre a Medtronic
A Medtronic (www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, que contribuem para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo. A nível global a Medtronic emprega mais de 88.000 pessoas, chegando a médicos, hospitais e doentes em aproximadamente 160 países. A empresa está focada numa relação colaborativa com os seus parceiros no sentido de levar os cuidados de saúde Further, Together.
Referências:
1.Corley DA, Jenson CD, Marks AR JR, et al. NEJM 2014; 370:1298-306.
2.http://www.crcprevention.eu/index.php?pg=colorectal-cancer-epidemiology