Medtronic: Recolhidos em Portugal 90% dos cateteres usados em bombas de insulina 1051

 


03 de outubro de 2017

A empresa Medtronic anunciou hoje que, em Portugal, já foram recolhidos 90% dos cateteres usados nalgumas bombas de insulina em que foram detetadas situações de potencial sobredosagem.

Em comunicado, a Medtronic esclarece que a recolha de material anunciada pelo INFARMED está relacionada com os cateteres usados em algumas bombas de insulina e não com qualquer bomba ou sensor de glicose.

A empresa refere que tinha anunciado em setembro «o início de uma recolha voluntária, em todo o mundo, de alguns conjuntos específicos de perfusão (cateteres) utilizados em alguns modelos de bombas de insulina», uma recolha relacionada com um componente «já descontinuado destes conjuntos de perfusão».

Esta iniciativa «foi determinada por relatórios de campo de doentes e análise de causalidade, que levaram à conclusão de que um componente – a membrana de ventilação –, nos cateteres em recolha, podia ser suscetível de ser bloqueado pelo fluido durante o processo de iniciação», explica a empresa, citada pela “Lusa”.

A Medtronic acrescenta que «esta situação pode levar a uma sobredosagem de insulina, pouco depois de uma mudança de cateter, o que pode resultar numa hipoglicémia», e diz que os novos cateteres atualmente em fabricação «incluem uma atualização no desenho deste componente».

Desde o dia 11 de setembro que «a Medtronic tem estado a trabalhar em conjunto com os hospitais, os profissionais de saúde e com as autoridades de saúde de todos os países, nomeadamente o INFARMED, bem como com os doentes no sentido de garantir que os cateteres com o componente descontinuado são devolvidos e substituídos, sem qualquer custo associado, por novos cateteres (conjuntos de perfusão) atualizados».

A Autoridade do Medicamento revelou hoje que vários conjuntos de perfusão usados com as bombas de insulina da empresa Medtronic estão a ser recolhidos do mercado por terem sido verificadas situações de potencial sobredosagem de insulina.