A Bayer apresentou um pedido de autorização de introdução no mercado (AIM) à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para o Elinzanetant, um medicamento destinado ao tratamento de sintomas vasomotores moderados a graves (afrontamentos) associados à menopausa ou causados por terapia endócrina adjuvante.
“Os sintomas da menopausa podem diferir significativamente de uma mulher para outra, tanto na sua natureza como na sua intensidade”, afirmou Christine Roth, membro da Equipa de Liderança da Bayer, em comunicado, acrescentando que “com esta apresentação, a Bayer está a tentar expandir as opções de tratamento para que os médicos possam oferecer cuidados mais personalizados que atendam às necessidades exclusivas de cada mulher”.
A apresentação à EMA baseia-se nos resultados da Fase III do programa de desenvolvimento OASIS. Os dados do OASIS 1 e 2 foram publicados no Journal of the American Medical Association (JAMA), em agosto deste ano.
Já os resultados do OASIS 3 (fase três), que fornecem dados adicionais de eficácia e segurança ao longo de 52 semanas, foram apresentados na reunião anual da The Menopause Society (TMS) em setembro de 2024.