Mente de Principiante em conferência que junta diversidade, inclusão e equidade educacional 204

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai marcar presença no 2º Encontro Nacional de Autonomia e Flexibilidade Curricular, promovido pela DGE, que vai decorrer nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. “Diversidade, Inclusão e Equidade Educacional”, é o tema da conferência que conta com a participação de Andreia Espain, presidente da associação.

Organizado pela Direção Geral da Educação (DGE), o 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – Currículo: + Equidade + Qualidade das aprendizagens pretende ser uma reflexão sobre as práticas existentes, bem como, proporcionar o acesso a conhecimento relevante que vá ao encontro dos interesses de cada escola e que poderão constituir-se como desafios nas respetivas comunidades educativas.

A participação da Associação Mente de Principiante surge a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento, que integra desde 2020, e insere-se na conferência subordinada ao tema: “Diversidade, Inclusão e Equidade Educacional”.

​“Nos últimos anos, têm sido promovidas medidas educativas assentes nos princípios da inclusão, promoção do sucesso e qualidade das aprendizagens conducentes ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A concretização destes princípios tem contado com o empenho ativo de todos os agentes da Educação através de uma apropriação das escolas dos instrumentos de autonomia e gestão do currículo, designadamente atuando ao primeiro sinal de dificuldade, e diversificando estratégias para a mitigação dos efeitos da crise pandémica nas aprendizagens, em linha com o Plano 21|23 Escola+. Após este ciclo de inegável evolução na Educação, importa, no presente momento, potenciar o trabalho já desenvolvido e evidenciar os resultados já alcançados.”, refere fonte da DGE.

Neste sentido, Andreia Espain, presidente da direção da Associação Mente de Principiante e autora do programa de educação socioemocional “Calmamente – Aprendendo a Aprender-se”, vai participar no evento, integrando o painel “Diversidade, Inclusão e Equidade Educacional”. Neste âmbito, Andreia Espain irá abordar a experiência, o conceito e a metodologia do programa Calmamente, que a organização tem vindo a implementar em várias escolas e turmas de norte a sul do país, impactando já mais de 3.000 alunos.

O programa Academias Gulbenkian Conhecimento apoiou 100 projetos através das suas academias, onde consta a Associação Mente de Principiante com o seu programa que visa dotar as crianças e jovens de competências socioemocionais, em sete eixos fundamentais: resiliência, resolução de problemas, adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo.

Na opinião de Andreia Espain, “para a consolidação destes resultados, importa continuar a investir na equidade e na qualidade das aprendizagens para um futuro sustentável, numa sociedade inclusiva e, sobretudo, num ensino global que integre nos currículos escolares, não só, a transmissão de competências académicas, mas também, socioemocionais.”

+Equidade +Qualidade das Aprendizagens

O 2.º Encontro Nacional AFC está centrado nas áreas do Currículo, da Equidade e da Qualidade das Aprendizagens, e tem como público-alvo diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, diretores dos Centros de Formação das Associações de Escolas, especialistas da área da Educação e representantes dos vários organismos do Ministério da Educação, estimando-se cerca de 1000 participantes.

Aceder ao Programa do 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular aqui.

Sobre a Mente de Principiante:

Fundada por Andreia Espain, a Associação Mente de Principiante, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. Na génese da associação e na sua identidade, está um dos princípios básicos do mindfulness:Mente de Principiante. Ver, cada momento, pela primeira vez!