A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou as vagas para o regime geral, regimes especiais e concursos especiais de acesso ao ensino superior público e privado para o ano letivo 2024/2025. Para o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) são disponibilizadas 746 vagas, mais três do que no ano anterior.
Conforme anunciou a DGES, são disponibilizadas quase 100 mil vagas para acesso ao ensino superior público (55 166) e privado (17 929), o que corresponde a um aumento de 0,3% no setor público e 0,4% no setor privado.
Ao longo dos últimos anos, o número de vagas disponibilizadas para o MICF no ensino superior público tem subido de forma ligeira todos os anos, de 671 vagas em 2014, há dez anos, para 746 no próximo ano letivo. Ao todo, são mais três vagas do que no ano passado e mais 105 vagas do no ano letivo 2014/2015.
As Faculdades de Farmácia da Universidade de Lisboa (215 vagas) e do Porto (175) e a Universidade da Beira Interior (62) mantém o número de vagas disponibilizadas no ano passado, o mesmo acontecendo com o ciclo preparatório do MICF disponibilizado na Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores (13).
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (50), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (211) e a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora (20) dispõem de mais uma vaga do que no anterior.
A nota de entrada nas sete faculdades públicas que lecionam o MICF, incluindo a Universidade dos Açores, com o ciclo preparatório correspondente aos dois primeiros anos do curso, situa-se entre os 136 e os 158,5 pontos.
A Universidade de Évora apresenta a nota de candidatura mais alta do último colocado na primeira fase do concurso nacional de acesso em 2023, com 158,2 pontos. Porto, Lisboa e Açores mantém uma média de entrada superior a 150 pontos.
A nota de entrada na Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior esteve ligeiramente abaixo destes 150 pontos, sendo a nota de candidatura mais baixa na Universidade do Algarve, com 136 pontos.
A Ordem dos Farmacêuticos e as faculdades que lecionam o MICF no nosso país têm atualmente em curso uma campanha de promoção do curso de Ciências Farmacêuticas dirigida aos estudantes do ensino secundário.