O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.
O republicano já tinha ameaçado impor tarifas de 25% ao México e ao Canadá, caso estes governos não impedissem a chegada de migrantes e de drogas aos Estados Unidos, especialmente o fentanil.
Hoje a Procuradoria-Geral do México anunciou a destruição de fentanil, apreendida em várias operações no estado de Jalisco, que é considerado um dos redutos do cartel de droga “Nova Geração”.
Sendo esta uma droga que está na origem milhares de mortes por ‘overdose’ nos Estados Unidos, o Presidente eleito, Donald Trump, confirmou a intenção de “impor taxas aduaneiras de 25% ao México e ao Canadá sobre todos os produtos” que entrem no país, incluindo o fentanil.
Aprovado pelas autoridades norte-americanas como um analgésico, o fentanil é uma droga sintética 100 vezes mais poderosa do que a morfina e 50 vezes mais potente do que a cocaína, segundo dados da Agência Norte-Americana de Combate às Drogas.