Ministério da Saúde atribui medalha de ouro ao Centro Hospitalar de Coimbra
08-Abr-2014
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi distinguido com a medalha de ouro do Ministério da Saúde pelos «serviços distintos prestados», anunciou ontem a instituição.
A decisão do ministro da Saúde reconhece tudo aquilo que «o conjunto de unidades de saúde de Coimbra tem feito nas vertentes assistencial, do ensino e da investigação», sublinha uma nota do CHUC, que agrega os hospitais da Universidade, dos Covões e Pediátrico e duas maternidades.
[A medalha de ouro] «distingue todos os seus profissionais, mulheres e homens que fazem deste hospital a sua ‘causa’ e do trabalho diário em prol dos nossos doentes, a sua missão», sublinha a mesma nota do CHUC, citada pela “Lusa”.
«Sinto um grande orgulho em dirigir este hospital repleto de pessoas dedicadas aos seus doentes, inovadoras, estudiosas, competentes, que fazem do humanismo a sua prática diária e do sucesso do CHUC a sua maior ambição», afirmou o presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes.
Simultaneamente o ministro da Saúde também decidiu distinguir Emanuel Furtado e Isabel Gonçalves, com a medalha de prata do Ministério da Saúde, «reconhecendo o seu trabalho em prol da transplantação, onde a transplantação hepática pediátrica e o país muito lhes devem», refere o CHUC.
O primeiro lugar no ranking da ENSP [Escola Nacional de Saúde Pública], em fevereiro deste ano, a presença dos laureados Nobel nos CHUC, no início de abril, e agora a medalha de ouro e também a distinção das medalhas de prata atribuídas a dois distintos médicos do hospital, «fazem de Coimbra uma cidade muito especial, uma cidade que respira saúde», sustentou o presidente do Centro Hospitalar.