Ministério da Saúde quer hospitais a dar altas ao fim de semana 386

Ministério da Saúde quer hospitais a dar altas ao fim de semana

07 de Janeiro de 2015

O Ministério da Saúde quer que as altas hospitalares também sejam dadas ao fim de semana para libertar camas e melhorar os serviços de urgência. Esta medida surge na sequência dos longos tempos de espera nas urgências dos hospitais, registados nos últimos dias.

De acordo com informações avançadas pelo “DN”, esta recomendação do governo já está a ser implementada em hospitais de maiores dimensões, mas não se sabe se as estruturas mais pequenas estão a responder ao apelo de Paulo Macedo.

«Houve um pedido do Ministro da Saúde no sentido de serem dadas altas ao fim de semana para os doentes poderem sair e haver maior rotatividade. É óbvio que os hospitais devem estar a cumprir, porque também é do interesse deles», considerou Graça Freitas, sub-diretora-geral da saúde.

As altas ao fim-de-semana permitem a libertação de camas, numa altura em que o bloqueio no internamento complica a situação nas urgências hospitalares. No Hospital de Gaia, por exemplo, a escassez de camas em algumas unidades leva a que os utentes permaneçam durante horas nas urgências.