Ministro da Saúde: Serviços das farmácias vão ser expandidos 384

Ministro da Saúde: Serviços das farmácias vão ser expandidos

18 de Fevereiro de 2016

O ministro da Saúde anunciou ontem que os serviços desenvolvidos pela rede de farmácias vão ser expandidos e que os farmacêuticos vão estar mais integrados nas equipas de saúde, visando uma maior cooperação entre os profissionais do setor.

A garantia foi deixada por Adalberto Campos Fernandes na cerimónia de tomada de posse da nova bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.
 
Esta expansão dos serviços desenvolvidos pela rede de farmácias está a ser discutida com a tutela e engloba as áreas da adesão à terapêutica, dispensa de medicamentos para o VIH, situações de necessidade de proximidade e áreas de prevenção da doença, especificou.

Sobre a proposta de integrar os farmacêuticos nas equipas familiares, o ministro concordou com a «perspetiva de maior inclusão do farmacêutico comunitário no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a sua integração na equipa de família», mas especificamente sobre a possibilidade de haver um farmacêutico nos centros de saúde proposta pela bastonária, adiantou que «dificilmente será possível concretizar», citou a “Lusa”.

Adalberto Campos Fernandes afirmou que será assinado um compromisso para a sustentabilidade do SNS, que promova a colaboração entre os profissionais, bem como a proximidade, eficiência e «sobretudo humanidade».

O ministro lembrou que o farmacêutico tem um papel importantíssimo, sendo muitas vezes o primeiro contacto do utente com o sistema de saúde e algumas vezes mesmo o único.

O governante deixou ainda uma palavra sobre os cortes sofridos por este setor nos últimos anos, lembrando que foi «um dos que mais ajudou, senão o que mais ajudou, à contenção da despesa do sistema de saúde».